domingo

... os que choram...


Felizes os que choram..., que contraste. Melhor traduzir por bem aventurados os que choram, embora continue não fazendo muito sentido de toda forma. Por que será que Jesus resolveu incluir os que choram nas bem aventuranças? Bem, existem duas interpretações diferentes. Uma ensina muito sobre a natureza de Deus, e a outra ensina muito sobre a natureza do homem.

A frase “Deus irá consolar” (que se segue no versículo) de certa forma mostra que Deus permite a que a tristeza aconteça no mundo, mas que não está feliz com isso e sabe da necessidade de consolar e cessar o homem desses sofrimentos. O fato de Deus permitir algo que não quer cai novamente no tema do livre arbítrio. (Leia outro artigo meu aqui). O fato é que Deus permite a liberdade do homem fazer algumas escolhas. Falo “algumas” pois sabemos que não escolhemos muitas coisas em nossas vidas, côo nossos pais, nossa cultura, o que nossos pais e professores nos ensinam, os exemplos que vemos das pessoas aos nosso redor, não temos poder de decidir, como indivíduo nossos governantes, se iremos ser contratados e por aí vai. É um erro definir o livre arbítrio que temos como uma liberdade absoluta. Temos uma limitada liberdade, mas acredito que o suficiente para escolhermos entre o amor e o ódio, ou entre viver com Deus e sem Deus.
Uma vez me insinuaram que a miséria e a desgraça que existem no mundo são culpa de Deus. Eu respondi que Deus, por seu amor, tinha permitido liberdade ao homem (pois não existe amor se não existir a liberdade de escolher ou não amar) e este escolheu fazer o caminho do egoísmo e a falta de cuidado com os outros. Mas admiti que se o quadro do mundo fosse irreversível, e o homem não tivesse liberdade de mudar a situação atual, então a culpa poderia ser de Deus. Então fiz a pergunte, “E se todas as pessoas desse planeta se juntassem de uma vez para resolver o problema mundial da fome entre outros sofrimentos?”. Decidimos então que pela riqueza que existe no mundo na mão dos mais ricos seria possível sim mudar todo o panorama mundial (para se ter uma idéia se todo o dinheiro do mundo fosse dividido em salários iguais para todos, cada pessoa ganharia uns 7.150,00 dólares por mês (ver fonte aquí). Concluindo, a culpa da miséria no mundo é sim do homem, e não de Deus (que ensinou-nos a dividir nossos bens). Leia também Gálatas 6:7-9.

A outra interpretação que fazemos dessa bem aventurança trata da importância do chorar. Falo aqui do choro promovido pela indignação com o sofrimento. Muitos já perderam essa sensibilidade de se preocupar com o próximo e de se comover com o sofrimento dos outros. O mundo está cheio de necessidade e dor, e será que temos ao menos nos preocupado com isso? Jesus chama as pessoas a não perderem essa sensibilidade, pois é ela nos move à preocupação e que, em seguida, pode nos mover à ação. Felizes são os que choram pois são esses que ainda sentem amor pelos outros, querem ver todos felizes ao seu redor. E se Jesus sugere isso para os homens, é porque Deus também se entristece com a situação do homem. Mas tem um plano para mudar tudo isso (respeitando a liberdade do homem), “ele irá consolar”. Só tenha certeza de estar fazendo parte dos planos dEle, pois Deus quer mas não vai obrigar, é sua escolha sua. (Efésios 2:4-9)

Nenhum comentário: