domingo

... os pobres de espírito...


Antes de ler este post, é preciso ler o passado. E se você achou a  primeira bem aventurança difícil de entender é porque você ainda não começou a pensar em sua prática.

No post passado concluímos que ser pobre de espírito é aceitar que depende de Deus. Mas quando se considera depender de Deus, alguns pensam que vão perder sua garra, sua identidade, suas vidas vão perder a empolgação dos desafios das conquistas do dia a dia,  vão ter que colocar as pernas para cima, vão se tornar menos importantes, vão se tornar zumbis alienados, sem identidade própria. Enfim, terminamos pensando em tudo que vamos perder.

Mas depender de Deus tem mais a ver com ganhar do que com perder. Uma vida submissa não é uma vida submersa. Se você é uma roda, apenas uma roda, sozinha, você vai ficar deitado no chão sem ir para lugar nenhum, sem cumprir seu propósito. Mas se você se encaixa a um carro, aí você vai para distâncias e lugares que nunca imaginou e que nunca poderia ir sozinho. Depender de Deus não é um castigo, mas uma oportunidade de dar um sentido muito maior a sua vida.

Outra forma de ver a dependência de Deus é pensar numa criança. Na verdade, quando Cristo falou que precisaríamos ser como uma criança para entrar no reino dos céus, era sobre a dependência que eu acredito que ele estava falando, e não sobre a inocência. A dependência de Deus é semelhante a de um filho criança que depende de seu pai.

As crianças menores são dependentes mas nem sabem disso. É um processo natural para elas esperar que alguém lhes dê comida, que alguém limpe suas sujeiras ou que alguém as leve para o médico. Não se estressam para saber se alguém vai fazer algo por elas, pois elas têm essa certeza (essa fé inata), mas apenas esperam e pedem, e pedem e esperam. Elas fazem tudo o que podem fazer (no caso das crianças elas brincam e elas pedem quando querem algo) e apenas esperam que alguêm faça o restante de que precisa, e não duvidam disso.

Depender de Deus é viver tranquilo e sem ansiedade. É saber que Deus irá fazer tudo certo no tempo certo. Faça apenas o que pode ser feito, incluindo pedir (ore e se comunique com Deus) e descanse quanto ao resto.

Nenhum comentário: