domingo

Se Deus é bom, porque existem coisas ruins no mundo?


Essa é outra pergunta complicada feita aos cristãos. Se Deus é amor, como existe sofrimento e desgraça no mundo? E esse é apenas um começo para o cético continuar a conclusão: "ora, se Deus é bom, mas existe desgraça, tavez seja porque esse Deus na verdade não exista!".

É bom que todo cristão esteja um pouco preparado para responder essa pergunta, pois ela é comum. Por isso vou tentar, de forma breve, buscar um pouco por essas conclusões. E se alguém quizer acrescentar algo mais, é só escrever nos comentários.

Bem, a Bíblia realmente diz que Deus é amor, que ele é bom e misericordioso. Ele realmente se entristece com a desgraça e com o mal. Seria, como muitos esteriotipam, um velhinho bonzinho, tolerante e paciente. Mas definir Deus apenas como amoroso e bondoso é omitir muito da natureza dEle. E esse é um erro comum das pessoas. Mas isso seria pensar de forma resumida sobre o caráter de Deus. Como humanos seria impossível compreender totalmente sua natureza e seus propósitos, mas é possível levantar algumas conclusões.

Considerar Deus incapaz de prover julgamento ou castigo seria considerá-lo despreocupado com a injustiça. Mas sabemos que a Santidade de Deus o faz odiar a injustiça ou qualquer tipo de pecado. Deus é amor e bondade, mas Deus também é justo. Êxodo 34:5-7 diz assim: "Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente;(...)". Mas o julgamento de Deus nunca será sem propósito, pelo simples ato de ira. Deus quer que todos se convertam do mau caminho (Ezequiel 18:23), pois ele ama sua criação, mas não deixa de punir o mal, seja para esta vida ou para a outra (Malaquias 3:14-18).

Outra razão para a existência de coisas más no mundo vem de outra característica que observo nEle. Deus respeita e dá liberdade ao homem. A humanidade escolheu trilhar seu próprio caminho separada de Deus (e vale lembrar que muitas vezes quando a igreja era dominante no mundo talvez Deus na verdade estivesse "bem distante") e isso gera muitas consequências. Uma é que o simples fato de Deus se afastar da humanidade isso já torna possível um natural desequilíbrio na natureza, já que é o criador que controla e mantém equilibrada todas as coisas. O mundo já entra num processo de degradação, sendo propenso ao surgimento de doenças e outros males. O muito do equilíbrio da natureza que ainda existe hoje vem do momento da criação, quando as coisas foram feitas de forma perfeita, mas desde lá começõu a se degenerar.

Outra consequência do afastamento de Deus foi que o egoismo e a maldade humana se propagou, e o homem sofre a consequência agora de seus próprios males. A violência, a desigualdade social, o individualismo, a fome e tantas outras coisas começaram a aparecer. E Deus permite que tudo isso exista, pois ele não interfere no caminho que o homem escolheu. Quer dizer, interfere sim, quando é chamado, ou tentando mostrar e convencer o homem de que estão trilhando um caminho errado, e que deveriam se voltar para Ele. E fez isso atravéz de homens, profetas entre outros, e seu próprio filho Jesus. Mas cabe mais uma vez ao homem escolher seu caminho. Nada é imposto. Mas as consequências são eternas, pois Deus, com todo seu amor, criou uma recompensa em outra vida para todos que voltarem a viver em comunhão com Ele.

Bem, sei que ainda restam muitas dúvidas, mas tentei ajudar um pouco. O importante de tudo isso é saber que o melhor lugar para estar é perto de Deus. E se alguma vez acontecer algo que sejamos incapazes de entender e nos entristeça, saiba que Deus, que está acima de tudo, tem seus propósitos, seus motivos são muitas vezes incompreendidos por nós. Mas Ele sabe de tudo, e podemos confiar que Ele está do nosso lado e não é a razão de nenhuma maldade. Mas age segundo Sua natureza, e permite a liberdade do homem, por isso muitas vezes também se entristece junto conosco com as atitudes da humanidade. Resta-nos, muitas vezes, apenas pedir por Seu consolo, sabedoria e paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Celio Reis disse...

Graça e paz!

Certamente, nunca saberemos o "porque" de algumas coisas que acontecem neste mundo, pois somos desprovidos de um visão sistêmica(total ou ampla)!