segunda-feira

Vivendo duas vidas


Muitos de nós, talvez a grande maioria dos cristãos que não vivem como pastores ou missionários, vivemos duas vidas distintas. Muitas vezes separamos a nossa vida espiritual da nossa vida, digamos assim, ... a dos afazeres deste mundo.

Quantas vezes me deparei pensando que depois de muitas horas, depois de chegar em casa de um dia cheio de atividades, eu finalmente estava me lembrando de Deus novamente. É como se eu tivesse saído de casa e deixado Deus por lá, da mesma forma como muitos maridos se despedem de suas esposas.

Muitas vezes nos vemos selecionando as horas que Deus entra em nossas vidas. Antes de dormir? Ao acordar? Na igreja? Aqueles que escolhem pelo menos alguma hora do dia já saem na frente, mas não é o suficiente.

Tem gente que vai jogar bola e deixa Deus no banco. Tem gente que vai sair para um bar e deixa Deus guardando o carro. Tem gente que entra num cinema e deixa Deus passeando no shopping. Outros vão se encontrar com suas namoradas e deixam Deus do lado de fora do quarto, vigiando... Até parece. Mas pelo menos são essas coisas que se passam muitas vezes em nossas cabeças.

Mas existem duas vidas? Não. Precisamos colocar em nossas cabeças que a vida espiritual não é uma coisa que está lá fora, e temos uma chave para abrir uma porta que deixa essa vida entrar ou não quando quisermos. A vida espiritual é tão real quanto a que vemos ao nosso redor. Na verdade, também está ao nosso redor o tempo todo. Deus está a todo o momento em toda parte e sabendo de tudo. Nada passa despercebido a ele: para bem ou para mal.

Em tudo temos que ver Deus e nossas responsabilidades como cristão. Nossas orações deveriam ter a duração de um dia inteiro. Em cada situação do dia deveríamos pensar com Ele e tomar as decisões com a ajuda dEle. Isso tudo é realmente uma reviravolta em muitas vidas, incluindo a minha. Não esperemos que isso vai acontecer de uma hora para outra. Muito menos naturalmente. Não estamos acostumados a isso. Na verdade, muitas das mudanças em nossas vidas requerem um determinado esforço.

Mas viver ao lado de Deus o dia inteiro não significa que temos que estar falando de Deus a todo o momento (muitos se tornam até chatos por isso afastando ainda mais as pessoas) mas precisamos viver antes o caráter de Cristo. Tem uma frase famosa que fala: “O que você é fala tão alto que não consigo escutar o que você diz”.

Viver ao lado de Cristo é se esforçar para ser como Ele em bondade, misericórdia, generosidade, perseverança, paciência, amor e até alegria. È encarar cada momento como um ensinamento, cada problema e desavença como uma oportunidade de crescer espiritualmente e fortalecer a fé. Cada chance de fazer o bem a outro como um caminho para se acostumar a ser cada dia menos egocêntrico.

Pois bem, vamos todos juntos nos encorajar e nos esforçarmos a vivermos uma só vida, pois é só uma mesmo que existe.

Nenhum comentário: