segunda-feira

Carta a um depcionado


Esta foi uma carta que enviei a alguém próximo a mim. Omiti os nomes e fiz algumas mudanças para fazer mais sentido.

-------

Fiquei triste com todas aquelas notícias. Tudo o que aconteceu com você. Isso tudo nos confunde e nos deixa com uma sensação de engano, tristeza e desesperança em relação a relacionamentos.

Muitas vezes, na verdade, agente precisa passar por tristeza e confusão para sentir a vontade de buscar a Deus. Sempre foi assim com o ser humano. Vi que foi assim com você também. Mas por quê? Talvez pelo fato de que, como está escrito na Bíblia, cada homem foi criado com “Eternidade no coração”, ou seja, a sensação de ter algo maior, um Pai e Criador, algo mais do que agente é capaz de ver e sentir nesta vida, algo mais do que esta vida em si. Eu acredito que se aproximar de Deus é mais importante que qualquer outro relacionamento, e por isso ele as vezes tem que permitir acontecer coisas que nos machucam para que possamos querer conhecê-lo melhor e nos aproximarmos dele. Mas veja isso como um ato de amor, que até O deixa triste por vê-lo sofrer, mas Ele vê como necessário. Imagine, o Deus criador de todas as coisas, que está em todo lugar ao mesmo tempo, pode tudo e sabe de tudo, que poderia nos considerar como seres insignificantes e desprezíveis, mas pelo contrário nos ama que quer se aproximar de nós, considere um privilégio e um ato de amor e cuidado por parte Dele. Não veja nunca como maldade ou castigo. Quando você proíbe um filho de tomar Coca-cola ou o dá uma vacina quando ele não quer você considera um castigo ou ato de amor? Mesmo quando você o bota de castigo quando tenta educá-lo, você considera uma maldade ou um ato de amor? Você está preocupado com sua construção de caráter e aprendizado. Assim também acontece entre Deus e nós.

E não pense que não precisamos ser educados, pois a maldade existe em nós e no mundo, nós as criamos e as propagamos. Todos nós temos uma parcela nisso tudo. Ao contrário do que alguns falam, não podemos nos considerar pessoas boas, pois isso é um parâmetro muito baixo. Fazemos umas coisas boas em certos momentos, mas são atitudes isoladas. Para Deus o parâmetro é a perfeição, não porque ele quer, mas por sua própria natureza, que não convive com o pecado.

Não temos egoísmo em nosso coração? Quantas pessoas nesse mundo temos realmente ajudado? Temos lutado muito pelos que sofrem e estão menos favorecidos? Temos nos sacrificado e doado nosso tempo em favor dos que estão desamparados? Como temos usado nosso dinheiro em um mundo que tantos não tem nada... Se olharmos direito, Deus nos dá muitas oportunidades de sermos mais bondosos e nós, na maioria das vezes, só olhamos para nós mesmos e , as vezes, quem está muito próximo. Não mentimos e enganamos? Não persistimos em alguns erros? Não guardamos mágoas? E tantas outras coisas que só cada um sabe que faz... Numa análise profunda podemos ver que temos muito a crescer como pessoas. Mas estou falando isso para dizer que Deus não quer que isso tudo termine numa sensação de culpa, mas numa sensação de sermos amados por Ele apesar de tudo. A sensação de que sempre temos um Pai ao nosso lado, que cuida, que nos consola, que fala conosco, que nos educa e nos quer ao lado dEle, e não só para essa vida, mas para a eternidade. E se para passar a eternidade com Ele depende de nos aproximarmos dEle em vida, você acha que Ele não faria ou permitiria qualquer coisa para isso?

Vou estar orando por você, para que Deus te dê uma sensação de consolo nesse momento tão triste e de desesperanças. Estou triste junto com você também. Coloque diante dEle o seu futuro, seus medos, seus sonhos, e espere com amor e fé, e aí você verá como Deus é bom e ama a cada um de nós.

Nenhum comentário: