domingo

Por que só um caminho?


Neste blog quero falar também sobre perguntas difíceis que algumas pessoas fazem sobre a fé cristã. Venho aqui tentar ajudar as pessoas a compreender um pouco mais sobre Deus, seus propósitos e atos, segundo o que compreendo da Bíblia e das coisas que observo no mundo.

No primeiro e segundo dessa série de posts , eu senti a vontade de responder a questionamentos muito comuns: Só existe uma verdade? Mas porque só o cristianismo estaria certo? Porque não existem várias verdades e várias formas de sermos salvos? Toda religião não salva também? Mas porque Deus só deixaria um caminho para a salvação? Porque não existem diversas formas? Porque só através de Cristo? E aquelas pessoas que estão em lugares difíceis de escutar sobre Jesus? Deus não é bom?

Bem, foram muitas perguntas... mas vou tentar ser bem brava em cada, para não complicar. Se alguém quiser aprofundar, procure mais livros que tratam do assunto.

Só existe uma verdade? Porque não existem várias verdades e várias formas de ser salvo? Toda religião não salva também?

Bem, para mim algumas pessoas fazem essa pergunta sem pensar ou sem ter o mínimo conhecimento sobre as religiões, pois quem conhece cada uma, sabe que se uma é verdade, a outra não é. Por exemplo, o Cristianismo e Judaísmo dizem que só existe um Deus enquanto no hinduísmo se acredita em vários. Budismo, hinduísmo e espiritismo acreditam em reencarnação. Judaísmo, Islamismo e Cristianismo acreditam em uma só vida. E isso é apenas uma das dezenas de divergências entre elas.

A verdade é uma só, e ela não é adaptável ou passível de mudança pois já aconteceu. Se seu carro é verde, não vai deixar de ser verde por uma diferente interpretação. Você foi comprar o carro, escolheu a cor e aí ele está. Assim foi a criação do mundo e a existência de Deus (para quem acredita). Só existiu uma forma e uma história para chegarmos aqui nesta vida e para tudo o que aconteceu. Por isso, se uma religião fala uma coisa e outra fala outra bem diferente, uma das duas ou as duas estão enganadas. E como podemos ser salvos por uma religião que está enganada? Concluímos então que só existe um caminho e uma verdade.

Não adiante querer ser um conciliador e “pacifista” quando se afirma que todas as religiões conduzem à salvação, querendo com isso que todas elas convivam em harmonia. A harmonia e a paz não se constroem com a mentira. Para respeitar e amar pessoas de outras religiões não quer dizer que temos que concordar com elas. Mas precisamos defender o que acreditamos com amor aos outros, pois só eles estão perdendo em não conhecer os caminhos de Deus.

Nenhum comentário: