sexta-feira

Queimar a Bíblia?



Um dia desses estava navegando na internet e “por acaso”, se assim posso dizer, me deparei com um artigo de um blog cujo título era “Vamos queimar a Bíblia”. Lá, li todo tipo de insinuações e insultos a Deus e a Bíblia. Nos comentários alguns cristãos tentavam defender em vão os ataques de ateus.

Não é nenhuma novidade para mim ler ou ouvir esses tipos de comentários. Vale dizer que são comentários honestos e sinceros de pessoas que têm pensamentos e percepções diferentes de nós cristãos e devem ser respeitados. Se eles ofendem o nome de Deus é porque não acreditam em Deus e logo não estariam ofendendo ninguém.

Vejamos alguns dos comentários:
Mas é facilmente possível apontar o quanto a Bíblia é a favor da escravidão, da submissão das mulheres e das crianças, dos sacrifícios humanos e animais, apóia reis e tiranos, separa povos e semeia o ódio entre nações, é inimiga da liberdade e a favor das torturas, ensinou homens a apedrejar até a morte os seus semelhantes, é contrária ao prazer e as alegrias dessa vida em detrimento de uma outra, etc.

Outro foi assim: “Tudo o que posso dizer é que a Bíblia inspirou,e está por detrás dos horrores da Inquisição e dos massacres causados pelas lutas religiosas.Os muçulmanos por exemplo utilizam a “SHARIA”ou seja o apedrejamento até à morte das mulheres adúlteras,com base no que está escrito nos versículos do Velho Testamento.

Esse último o mais duro de todos: “A Bíblia é um livro nefasto e prejudicial à saúde da mente humana, pois ela nos revela um deus que mais parece um psicopata expulso de algum manicômio, capaz de cometer as maiores atrocidades.” (...) “um deus que se enfureceu com Davi (1º Cr. 21:10-14) porque este teria feito o censo, e se vingou no povo, matando 70000 (setenta mil) homens inocentes; um deus que num acesso de loucura e intolerância destruiu duas cidades (Gn. 18:20-24, que num de seus ataques de fúria afogou todos os animais da face da terra, incluindo os humanos (Gn. 6:6-7) só pode ser uma criação das mentes mais cruéis e desequilibradas que já habitou o planeta terra.”.

Bem, quem é cristão sei que ficou com um embrulho no estômago diante das declarações. Mas como disse, devemos analisar qualquer discordância de nossa fé com tolerância, amor e inteligência.

Vejo que muitos que pensam em Deus de uma forma ruim o vê de uma maneira distorcida e incompleta. O julgam como se fosse uma pessoa normal, mas Deus possui uma sabedoria e conhecimento imensuráveis ao nosso entendimento, inclusive sobre o que ainda não aconteceu aos nossos olhos. Deus também não é homem para estar limitado a esta vida nem suas decisões estão limitadas a este mundo.

Baseado nisso, podemos imaginar que se ele pediu algum dia que seu povo realizasse uma ação cruel para matar pessoas ou ele mesmo realizou algum tipo de destruição humana, temos que ver que Deus sabe muito bem as conseqüências se tal fato não tivesse acontecido. Ele sabe que de forma contrária, o sofrimento poderia ser bem pior depois. Vejamos um exemplo grosseiro mas que pode fazer sentido. Quando a Inglaterra teve o problema das vacas loucas, tiveram de sacrificar a maior parte do rebanho para que não pudessem ter uma catástrofe maior no futuro. Se não tivessem tomado tal medida (que parece ser cruel e desumana) todo o rebanho, não só daquele país mas de diversas partes do mundo, poderia ser infectado. As vacas morreriam de qualquer forma depois, e ainda passando por um sofrimento bem maior.

Deus controla o mundo e o universo em suas mãos. Sabe decidir os melhores caminhos, que muitas vezes são os menos ruins, digamos assim. Deus também tem o poder de decidir a eternidade dessas almas destruídas. De acordo com seu amor e justiça, ele poderia muito bem levar o espírito das pessoas mortas para um lugar muito melhor, o que levaria a morte a ser um prêmio, na verdade. Mas a nós cabe-nos apenas confiar na perfeição do julgamento de Deus.

Outro ponto é que nem tudo o que Ele faz deve ser copiado pois só ele tem a capacidade de uma perfeita decisão. A Bíblia nos diz para deixarmos o julgamento e qualquer vingança em suas mãos. "Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei.' diz o Senhor (Romanos 12:18 e 19). Se Deus decidiu criar o dilúvio, foi pelo futuro da humanidade, que poderia ter se destruído de uma forma muito mais cruel algum tempo depois. Isso não nos dá o direito de afogar ninguém, é claro. Deus decidiria depois o que fazer com a alma de cada pessoa ou animal da forma mais justa e amorosa, coisa que não podemos decidir. Não cabe a nós ficar imaginando coisas sobre suas razões, pois elas são baseadas em aspectos que somos incapazes de perceber. Se o homem se atreveu, na história, a tomar o lugar de Deus, como na inquisição, isto com certeza foi um erro que não está baseado nas Escrituras nem nos ensinamentos de Cristo, que na verdade é completamente contra isso.

Mas o que Deus nos diz para fazer, aí sim, isso deve ser obedecido, pois ele sabe as conseqüências de seus ensinamentos. Eles, entretanto, devem ser analisados respeitando a cultura, a lingüística e o momento histórico e a quem foi demandado. Mas isso já seria um outro tema.

Que Deus os abençoe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bençãos irmão de sábias e doces palavras, algumas pessoas com pouco conhecimento bíblico pegam trechos e tentam distorcer a verdade, caso eles olhassem para história como um todo e estudassem a palvra mesmo que com pouca crença, entenderiam o que leva Deus a tomar medidas duras com o povo, hoje o mundo vive de atrocidades, pornografia, violência e inveja. Agora vejamos o que a Natureza provoca de mortes com Terremotos, Tsunamis, Vulcões, Tornados e outros fenômenos!!Não seria Deus???e não estaria o povo a merecer este castigo??As pessoas respitam a natureza, o próximo ou a si mesmo???