domingo

Não complique


Como disse um autor que li recentemente, mantenha uma fé crua, uma fé limpa das influências dos homens, mas uma fé inspirada apenas no que vem de Deus e de sua palavra. Não se atenha às leis, mas as razões.

Com o passar dos anos, a igreja tentou inserir na lista de “deveres e condutas” dos crentes muitas coisas que sequer podemos encontrar nas escrituras, leis sobre detalhes de vestimentas e até modelos de como falar. Proibiram-nos várias coisas e fizeram nos envergonhar-mos muitas vezes de ser natural.

Quando digo para se ater apenas às razões eu sou respaldado pelo apóstolo Paulo que disse que “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. Ou seja, se não bebo não é por uma lei, mas porque na minha embriagues eu posso fazer ou falar coisas que possam ofender ou prejudicar a outros ou a mim mesmo. Mas se posso me controlar quanto à bebida, se esse ato não levar outros a se escandalizarem ou se isso não incentivar outros que não tem controle a começarem a beber, então estou livre para fazer como eu achar certo.

Se não visto certas roupas não deve ser por uma lei, mas pelas razões disso. Será que não desviarei e prejudicarei a atenção dos outros quanto ao louvor a Deus, por exemplo, se vestir algo inapropriado dentro de uma igreja? Será que não estou incentivando as pessoas a verem o corpo ao invés de se preocuparem com o interior, neste caso, mesmo fora da igreja?

Se nos ativermos às leis, com o tempo nos encontraremos cansados e desgastados em nossa fé. O conceito de seguir a Deus vai estar atrelado a estar sob o peso de várias leis que não fazem sequer sentido. Muitos começarão a cumprir essas regras apenas na frente dos outros “que podem o estar vigiando!”. É muito difícil defender causas pelas quais não encontramos razões para isso.

Por isso é que é nosso dever diário conhecer melhor a Deus, seus propósitos e seu amor. Para poder fazer Sua vontade de bom grado. Mas não quero dizer com isso que só devemos cumprir o que entendemos. Algumas vezes os caminhos e preceitos de Deus são impossíveis para nós entendermos. Temos que aceitar que Ele vê muito mais adiante do que conseguimos, fora que Ele tem que lidar com diversas vidas e situações ao mesmo tempo. Por isso, mesmo que algo parecer sem sentido, se vem claramente de Sua Palavra, devemos confiar.

Virão muitos momentos difíceis, mas tente ser firme na fé, mesmo quando não houver explicações para suas dúvidas. Saiba que Deus é bom e justo. Siba também que Deus já criou um lugar e um destino melhor para nós e essa vida aqui na Terra é passageira e não merece tanta lamentação. Estamos aqui para uma missão, para muitas vezes sofrermos e sermos feridos, mas é com a nossa ida ao nosso verdadeiro lar que devemos estar preocupados e ansiosos.

Que a graça de Deus esteja com vocês.

Um comentário:

Juninho Yonaha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.