segunda-feira

Obras ou fé?


Estou escrevendo este texto para tentar esclarecer algumas dúvidas que alguns conhecidos meus tem. É a respeito da salvação e das boas obras cristãs. A igreja cristã, principalmente a Igreja Católica, infelizmente passou a idéia para o mundo de que era preciso praticar boas ações, doar dinheiro, pagar dízimos ou mesmo evangelizar para poder conseguir um lugar no céu. Mas esse pensamento está errado segundo eu entendo da Bíblia e do caráter de Deus.

Imagine se a salvação viesse apenas pelas “boas obras” descritas acima. Ora, qual seria o peso da balança que iria contabilizar quantas boas obras seriam necessárias em contrapeso com os pecados? Soa meio ridículo este pensamento. Até por que, quem é realmente sensato sabe que nossas melhores intenções são muitas vezes recheadas por egoísmo e individualismo. Muitas vezes fazemos o bem, mas algo dentro de nós está louco para alguém reconhecer isto, me dar algo em retorno depois quando eu precisar, ou que pelo menos me elogiem. Mas não vou me aprofundar nisto. Já falei um pouco deste tema em um blog anterior.

A questão é que se a salvação fosse por obras, Deus estaria incentivando uma legião de seguidores hipócrita. Qualquer ato de bondade seria visto como algo feito por puro interesse. Eu faria o bem, pois estaria ganhando um lugar no céu, e eu pregaria sobre Cristo apenas por causa de minha vida eterna. Seria o fim do amor, pois que amor age pensando em algo em troca? Se Deus é bom como fala as Escrituras, como ele iria ser capaz de criar algo que tiraria qualquer virtude de uma ação bondosa?

Por isso sei que a salvação vem apenas pela fé, como disse Paulo em Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Paulo deixa claro que a salvação vem pela fé, e esta fé é a que acredita que Cristo morreu por nós na cruz para pagar pelos nossos pecados e ressuscito ao terceiro dia (também não vou entrar em um detalhe teológico sobre o razão disto). Parece uma teoria boba, como o mesmo Paulo disse “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:21). Ou seja, não será por pensamentos filosóficos que se conheceria o caminho da salvação, pois então estariam perdidos os pobres e os ignorantes, mas por crer em um simples e “louco” ato de amor realizado na cruz, pois crer nisso está ao acesso de todos pela fé.

As obras são apenas conseqüência de nosso amor por Deus, aquele que nos ofereceu a salvação. Depois de crer que Cristo nos salvou, poderíamos no trancar em um quarto sem precisar fazer mais nada. Mas seria impossível receber tamanho amor de Deus sem querer propagar esse amor oferecendo a outros. As obras agora não oferecem nenhum bônus a nós em relação a nossa salvação, pois nada mais teríamos a ganhar. As obras agora são reflexos de nossa gratidão e amor. Paulo continua em Efésios 2:10 “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Nenhum comentário: