quinta-feira

Não é sobre este mundo


Todos nós cristãos, pelo menos aqueles que se interessa em ler a Bíblia, deveríamos sabemos que nossa vida não tem muito haver com este mundo que vivemos. Estamos aqui de passagem. Viemos plantar e colher numa terra que não é nossa. Assim como Deus orientava seu povo que quando conquistasse uma guerra não levasse nada do inimigo, assim somos nós, pois estamos em guerra para conquistar almas e corações e não levaremos nada deste mundo. Assim como Cristo veio para servir, assim devemos também estar aqui para servir, e não para ser servidos. (Mateus 20: 26-28) Essa não é nossa terra de descanso e lazer, esse é nosso campo de trabalho, de missão.

Será que nossas vidas mudariam se realmente agíssemos conforme este pensamento? Nossa forma de lidar com as pessoas seria a mesma? Será que inveja, mágoa e desentendimentos continuariam tendo sentido? Será que continuaríamos perdendo oportunidade de demonstrar amor e generosidade sabendo que isso é o que levamos para a eternidade e não coisas matérias?

Quando pensamos nossas vidas como passageiras, que virá uma muito melhor depois, e sabendo que não levaremos nada dela, passaríamos a considerar as pessoas muito mais importantes que as coisas. Na hora de negociar uma compra, na hora de reclamar um defeito de produto, na hora de se defrontar com uma incompetência ou em diversas outras ocasiões, na hora de reclamar uma injustiça, será que estamos preocupados com o “objeto da questão” o com o meu relacionamento com a outra parte? Pois é através desses relacionamentos que temos a oportunidade transformar vidas levando-as a conhecer o amor de Deus, mesmo que para isso percamos algo de material, percamos tempo ou sejamos injustiçados. Mas o que realmente nos importa? Coisas ou pessoas? Se você magoar ou se desentender com alguém, você poderá estar fechando uma oportunidade de levá-la a conhecer o plano divino para a vida dela. Nossa conduta e nossa forma de viver é muito importante. Perder nossa honra, ética, humildade, fé, amor e paciência é como um soldado solto numa guerra sem nenhuma arma, sem colete nem capacete. É completamente inútil.

Em outra área, se vida não é sobre este mundo, será que todas as preocupações, tristezas e frustrações continuariam tendo sentido? Deus tem um plano para cada um, seja para nossas finanças, nossa saúde e nossa paz. Ao contrário do que já ouvi muita gente falando, nosso “sucesso” nesta vida não tem nada haver com nossa fé. Não é por confiar mais em Deus, ter mais fé nEle e construir um relacionamento íntimo com Ele que vai O fazer me dar mais recursos financeiros, mais saúde ou mais paz (no sentido de fora para dentro). Ele sim pode nos dar mais alegria e paz (no sentido de dentro para fora) mas independente das situações pala quais passamos (Filipenses 4:11-12). Se a fé fosse razão para sermos ricos e “abençoados”, como dizem por aí, será que os apóstolos Pedro, Paulo, João, assim como muitos outros seguidores de Cristo que sofreram ou morreram por causa da perseguição teriam sido infiéis a Deus? Teriam eles pouca fé? Claro que não. Mas Eles sabiam que esta vida não importava tanto no sentido deles desfrutarem dela, pois teriam outra mais à frente para esse fim.

Não estou dizendo que não possamos procurar por melhores condições financeiras e conforto na vida, mas isso não é prioridade. E se não alcançarmos, não podemos ficar nos lamentando e achando que Deus é injusto, pois para Deus esse aspecto não importa muito, para Ele tem coisas muito mais importante para as quais pode estar querendo nos usar.

Lembre-se novamente que esta vida tem muito mais de servir de que de desfrutar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saudações irmão brasileiro

Descobri o teu blogue há pouco tempo, já estive a ler muitas coisas e posso-te dizer que és uma benção!

Espero que Deus te continue dando vontade de partilhar a mensagem através deste meio... não ligues ao que as outras pessoas possam dizer... continua com o teu trabalho!

Gostaria também de pedir autorização para colocar no meu blogue algumas coisas que escreveste, mais concretamente as perguntas difíceis! Abraço

Tiago Roffé disse...

Caro Marcos,

Pode colocar o que quiser no seu blog. Afinal de contas, o objetivo é um só, ser um canal para Deus abençoar vidas. Se tiver sugestões ou perguntas difíceis que outras pessoas fazem a você, pode me escrever que eu vou pesquisar e procurar ajudar com uma resposta. Outras sugestões sobre outros temas também são bem-vindos.

Abraço,