segunda-feira

Agradeça


Minha memória nem é muito boa, mas uma das frases que mais me marcaram por sua sabedoria (devo ter lido em alguma revista há muitos anos atrás) foi esta: “O segredo da felicidade não é ter o que quer, mas querer o que tem”. Quer dizer o seguinte: quem fica sempre desejando algo mais e nunca está satisfeito com o que tem não vai alcançar a felicidade, mesmo que chegue a atingir (ou adquirir) alguns objetivos, terá sempre algo mais a perseguir. Entretanto, aquele que valoriza e é grato pelas coisas que já possui, procurando desfrutar e viver com prazer da presença delas, este será um homem feliz.

Para alguns, esse pensamento pode até parecer uma acomodação e falta de ambição, mas estão enganados. Dependendo do ponto de vista, olhar muito para frente e esquecer das coisas que estão ao lado é que pode se tornar um grande engano. Alguns desprezam tudo o que lhe cerca no presente devido a uma obsessão ao futuro. Como tudo na vida tem que ser visto com equilíbrio, é bom que se busque por sonhos e objetivos, isto é até natural do homem, mas mais importante ainda é olhar para o hoje, para tudo o que Deus já te deu, as pessoas ao redor que te amam e que precisam de você.

Falando em coisas que marcam, uma das minhas músicas favoritas é uma da Igreja Batista de Lagoinha que diz “Por tudo o que tens feito; Por tudo o que vais fazer;Por tuas promessas e tudo o que és Eu quero te agradecer, Com todo o meu ser(...)” e assim vai.

Tenho experimentado em minha vida que agradecer a Deus e as pessoas ao nosso redor pelas coisas que temos e vivemos me trás uma grande felicidade. Nos momentos em que eu estou mais feliz é quando me bate a maior vontade de agradecer. Nos momentos em que estou mais triste, olhar para as coisas boas que tenho e, para quem tem fé em Cristo, para as promessas futuras, isso me faz encontrar satisfação e alegria novamente.

Procure por motivos e razões para agradecer a Deus e isso lhe trará alegria. Tenho certeza que sempre encontrará algo. Se não for seus bens materiais, se não for sua família e seus amigos, se não for sua saúde, ainda assim agradeça ao Deus que tem e pelo amor de seu filho Jesus, que morreu na cruz para que você pudesse ser salvo, pois há muito mais para se desfrutar na vida por vir do que nesta.

O apóstolo Paulo reforça este pensamento quando diz: “Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Col 3.16.)

Mas não só agradeça a Deus, lembre-se também de agradecer a todos aqueles que fazem parte de sua vida. Hoje, não sei por que razões culturais, temos pouca prática de elogiar e agradecer os outros. As pessoas que fazem isso com facilidade ganham rapidamente minha admiração. Também gostaria de ser mais assim e vou me esforçar para isso. Agradecer aos amigos, aos parentes, irmãos de fé e a todos ao nosso redor por cada detalhe que eles têm contribuído para nossas vidas. Isso só vem a manifestar um coração humilde e grato e tem o poder de fortalecer qualquer relacionamento.

Que Deus os abençoe e os ajude em mais esse desafio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estava meditando sobre este artigo "agradeça" e enquanto o fazia, também me veio uma musica na memória, ( engraçado como as musicas marcam nossa vida cotidiana e espiritual ), era a "Te Agradeço" de Daniel souza, que fala que muitas vezes agradeçemos a Deus por objetivos alcaçados, bens adquiridos, saúde em nossa familia, a lista é interminável para um verdadeiro adorador, mas muitas vezes nos esqueçemos de agadecer por Jesus, pela sua vinda, ministério, obra, morte e ressurreição! como diz o ap. Paulo: I Coríntios 15:19
Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Sendo assim, Agradeça !

Anônimo disse...

Rico, inspirador e abençoado conteúdo deste post!!!
Abraço e continue sempre na abundante Graça!!!
Seminario Internacional Teologico de São Paulo